Diabetes tipo 2
O DM Tipo 2 aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz apesar do pâncreas continuar produzindo insulina. Cerca de 90% das pessoas com diabetes têm o Tipo 2. Ele se manifesta mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentar. A principal causa de DM2 é a obesidade. Como a população mundial tem ficado cada vez mais obesa inclusive as crianças a frequência de DM2 na infância e adolescência vem aumentando. Diferente do tipo 1, esse diabetes pode ser controlado com dieta, perda de peso e medicamentos via oral, se estão em processo inicial e sem outras comorbidades. Em casos mais graves, o uso de insulina é também em necessário.
bomba de insulina
A bomba de insulina é um dispositivo mecânico com comando eletrônico que envia doses muito pequenas de insulina continuamente durante as 24 horas e doses maiores durante o períodos de alimentação ou nos períodos de correção de hiperglicemia. Estas doses são programadas e permite maior flexibilidade e melhor controle glicêmico do individuo diabético. A programação da bomba é previamente definida pelo médico. A maioria das bombas utiliza um reservatório de insulina que é ligado a um tubo plástico fino que tem uma cânula flexível. Esta cânula é aplicada no subcutâneo do abdômen, região lombar, nádegas coxas e braços. é fixada através de adesivo e deve ser trocada a cada 2-3 dias. A bomba pode ser usada dentro do bolso ou adaptada externamente.
Todas as pessoas com diabetes tipo 1 que sejam comprometidas com o tratamento, que saibam fazer contagem de carboidrato e que façam a automonitorização frequentemente podem usar a bomba de insulina. Mas atualmente considera-se indicação para uso de bomba de insulina:
As Informações contidas nesta pagina não substituem a consulta médica! Somente o médico pode fazer o diagnostico correto e indicar o melhor tratamento
Envie seu e-mail e receba notificação das mais recentes postagens.