Raquitismo
O raquitismo é uma doença que acomete os ossos de crianças que estão em fase de crescimento. Na grande maioria dos casos, o raquitismo está associado a deficiência de vitamina D e em situações mais raras, o problema é causado por um defeito genético. Os primeiros sinais e sintomas podem surgir desde o 1° ano de vida e pode evoluir com a idade, principalmente nas regiões de desenvolvimento mais rápido. Pode ocorrer atraso no fechamento das moleiras, atraso no crescimento, e no desenvolvimento motor; a testa fica mais proeminente, retardo na erupção dos dentes, alteração no esmalte e maior propensão às infecções. Pode aparecer um abaulamento nas costelas, conhecido como rosário raquítico. A criança pode ter fraqueza muscular e dores. Os ossos longos apresentam extremidades alargadas e encurvamentos anormais, que deixa as pernas tortas. A coluna vertebral também pode apresentar deformidades. As fraturas não são frequentes.
Falta de vitamina D
Essa é a principal causa do raquitismo e que pode estar relacionada com a falta de exposição solar. Isso porque os raios UV são responsáveis por estimular 90% da produção da vitamina D em nosso organismo – apenas 10 a 15 minutos de luz solar direta podem gerar 10.000 a 20.000 UI de vitamina D. Assim, pessoas que passam muito tempo em ambientes fechados, longe do sol, estão mais suscetíveis a sofrer com a falta do nutriente. Além disso, a alimentação também é um fator importante. No que diz respeito ao cálcio, pessoas que não consomem produtos lácteos – como no caso dos intolerantes à lactose – ou aquelas que seguem uma dieta vegetariana, podem apresentar deficiências nutricionais.
Problemas com absorção de vitaminas e minerais
Algumas condições que podem afetar diretamente a absorção da vitamina no organismo. São elas:
Defeito genético
O fator hereditário é predominante no raquitismo hipofosfatêmico. Nesses casos, há um raro distúrbio genético que dificulta a capacidade dos rins de controlar a quantidade de fosfato excretado na urina. Os níveis desde mineral ficam baixos no sangue e os ossos tornam-se frágeis e flexíveis. Esse tipo de raquitismo não está relacionado com a deficiência de vitamina D.
Diabetes
O DM1 é uma doença auto imune, ou seja, o sistema imunológico ataca as próprias células do pâncreas destruindo -as. Não é culpa de ninguém e não foi porque seu filho comeu doces que ele desenvolver o diabetes. Com o passar do tempo ocorre parada na produção de insulina e a glicose não consegue mais entrar na célula e permanece em grande quantidade no sangue. Quando os sintomas aparecem o pâncreas já está 80% destruído. Os sintomas mais comuns são: beber muita agua, fazer muito xixi, perda de peso, fraqueza, visão turva. Em crianças pequenas os sintomas podem ser mais inespecíficos e muitos vezes elas referem dor abdominal e podem ter vômitos. O Tipo 1 aparece geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. O diagnostico pode ser feito pela glicemia plasmaÌtica de jejum ≥ 126 mg% ou glicemia casual, em qualquer hora do dia, > 200 mg%. O tratamento sempre é feito com insulina. Nos últimos anos as pesquisas vem avançando no tratamento com transplante de células tronco com objetivo de acabar com as aplicações de insulina.
As Informações contidas nesta pagina não substituem a consulta médica! Somente o médico pode fazer o diagnostico correto e indicar o melhor tratamento
Envie seu e-mail e receba notificação das mais recentes postagens.